Escritório Contato Objetivo Áreas de atuação Corpo Jurídico
Escritório
Contato
Objetivo
Áreas de atuação
Corpo Jurídico
Cliente
Localização
Artigos
Consulta online
Atividade Correspondente
Noticias
Noticias 2
Noticias FGTS 3
Estabilidade Gestante
Estacionamentos
 

O Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) faz um alerta aos compradores de imóveis na planta, em recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o órgão determinou que “a efetiva posse do imóvel, com a entrega das chaves, define o momento a partir do qual surge para o condômino a obrigação de efetuar o pagamento das despesas condominiais”.

“O consumidor tem duas opções. Ele pode recusar o pagamento e reclamar no Procon ou pagar a cobrança indevida e exigir na Justiça a devolução da quantia em dobro, com juros e correção monetária”, afirma José Geraldo Tardin, presidente do Ibedec.

O que acontece, segundo Tardin, é que as construtoras transferem para o comprador do imóvel a taxa de condomínio já a partir da emissão do habite-se. O problema é que essa autorização municipal não é garantia de que o imóvel será entregue imediatamente. No caso dos prédios, por exemplo, a lei exige o desmembramento da matrícula do empreendimento para cada unidade, para assim lavrar a escritura e registrar o imóvel, o que leva, em média, dois meses. Isso sem contar a própria demora na entrega das chaves quando a negociação envolve financiamento bancário para quitar o saldo devedor com a construtora. Esse foi o caso do comerciante:

“O atraso da obra prejudicou todo o andamento do processo de financiamento do imóvel. E comecei a pagar a taxa de condomínio mesmo antes de ver o imóvel pronto. Na época, eu estava tão ansioso para resolver tudo logo que nem questionei a cobrança.”

Como recorrer - Quem for cobrado pode inclusive recorrer aos Juizados Especiais contra o condomínio e contra a construtora. Para isso, é preciso ter provas da data de recebimento do imóvel e do pagamento das taxas de condomínio antes da entrega das chaves. A lei vale, inclusive, para as chamadas cobranças de “despesas pré-condominiais“.

Leia mais sobre esse assunto em http://webmail.geraldinemaia.com.br/Redirect/Anchor/ixzz1wO814pF8/oglobo.globo.com/imoveis/cobranca-de-condominio-antes-da-entrega-das-chaves-ilegal-alerta-instituto-de-defesa-do-2816791
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Site Map